Como Ancorar seu Barco com Facilidade e Segurança

Saber ancorar bem é essencial para garantir a segurança do barco e de todos a bordo. 

O segredo: Não é o peso da âncora, mas sim a quantidade de cabo que você solta que garante uma boa ancoragem.

Como calcular: É simples, veja a profundidade do local e multiplique por 5 para saber quanto de cabo soltar. Exemplo: profundidade de 3 metros, multiplique por 5 = 15 metros. Essa é a quantidade que você precisa para segurar o barco. Está ventando muito, tem correnteza, vai passar a noite e quer ficar ainda mais tranquilo? Solte mais cabo… quanto mais cabo melhor.

Sistema Auto Anchoring: A MURANO 50 é equipada com um lançador e contador de metros de cabo. Esse lançador “conversa” com o GPS e sabe qual a profundidade da água. Então você apenas aperta o Auto Anchoring, ele lê a profundidade, multiplica por 5 e solta o cabo sozinho. Prático não?

Dica de segurança: NUNCA desligue os motores antes de terminar o processo e ter certeza de estar firmemente ancorado. Quando for sair, PRIMEIRO ligue os motores para depois levantar a âncora.

Preparação: Selecione um local adequado, preferencialmente uma área protegida de ventos fortes e correntes intensas. Observe a posição dos outros barcos ancorados, pois é assim que seu barco vai ficar, paralelo a eles e girar com eles. Se não tiver ninguém para referência, garanta que o seu barco possa girar 360° sem encostar em nada à sua volta.

Ancorando:  Navegue lentamente contra o vento ou correnteza até o ponto desejado. Pare o barco e deixe-o derivar suavemente para trás enquanto libera a âncora até atingir a quantidade calculada.

Confirmando: Após liberar o cabo, dê um toque no motor em marcha ré para garantir que a âncora está firme. Você tem que sentir um leve tranco quando o cabo esticar e isso indica que segurou firmemente e o barco não deve ir mais para trás.

Monitorando: Após ancorar, observe a posição do barco regularmente para garantir que ele não está solto utilizando pontos de referência na costa ou o GPS. 

Aproveite: Barco ancorado, agora pode desligar o motor e aí sim liberar o pessoal para ir para a água. Mas fique ligado…. vai conferindo de vez em quando a sua posição. 

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *