Lembra aquela vez que seu barco ficou na água, caiu uma tempestade e você mal dormiu pensando “será que as bombas de porão estão funcionando?” Então vamos lhe contar como fazemos na Murano e você pode fazer mesmo no seu barco. Em primeiro lugar, não economize nesse item e muito menos no automático. Adquira uma marca confiável que com certeza não será a mais barata, pelo contrário, provavelmente a mais cara.
O segredo: Certifique-se de que suas bombas de porão estão ligadas DIRETO NA BATERIA e NUNCA após a chave geral. Assim, quando você sai do barco, desligando ou não a chave geral o funcionamento das suas bombas de porão estará garantido.
Sistema completo: A MURANO 50 é equipada com 4 bombas de porão. Uma a meia nau e duas no porão / popa de 2000GPH cada e mais uma muito interessante chamada Bomba de Porão Seco, de 1100 GPH que tem formato cilíndrico e a boca em “V” para puxar aquela água teimosa que fica bem no V do porão e só sai quando você abre o bujão, fora da água. Além disso, o barco é equipado com alarme de alagamento que te avisa de algum problema muito mais cedo do que você notaria sem esse equipamento.
Monitorando: Inclua no seu checklist de saída o teste das bombas de porão. Levante o automático e certifique-se de a bomba entrou em funcionamento. Quando estiver na água e parar em algum lugar, acione as bombas manualmente no seu painel e veja se sai água pelo costado. Sair um mínimo volume e parar é normal e até um bom sinal pois mostra que estão funcionando, mas se sair um jato contínuo, forte e demorar a parar é sinal que pode estar entrando água no casco e nesse caso retorne imediatamente para sua marina mantendo todas as bombas acionadas manualmente.